Para Windows 10 e 11, o aplicativo Terminal do Windows oferece métodos eficazes e atraentes para executar e trabalhar em conjunto com vários ambientes de linha de comando. Por meio de uma única interface, este software oferece acesso a várias variações do PowerShell, do Command Immediate, do Azure Cloud Shell e de todos os tipos de shells do Linux por meio do Subsistema do Windows Home para Linux (bash, Z-shell, Korn Shell, e assim por diante).
Trabalhar com o Terminal do Windows Home não pode conter nada maior do que iniciar a configuração de linha de comando de sua seleção. No entanto, isso é apenas o começo do que essa configuração extraordinária pode fazer. Aviso! Quando você percebe um pouco do que o Terminal do Windows Home permite, pode simplesmente se tornar uma enorme perda de tempo. Isso ocorre porque não há restrições para os ajustes e personalizações que ele oferece.
Primeiras questões primeiro, embora. Vamos cobrir os fundamentos do Terminal do Windows Home e, em seguida, estudar como se pode ver em qual modelo do Terminal do Windows Home e PowerShell você está trabalhando. Isso leva naturalmente a dicas sobre como substituí-los para torná-los presentes (se obrigatório). A partir desse nível de vantagem, uma variedade virtualmente ilimitada de personalizações é viável. Vou cobrir algumas das opções mais interessantes e úteis e concluir com uma série de dicas que podem complementar o estudo e a exploração.
Iniciando o Terminal do Windows Home
O Terminal do Windows Home é integrado ao Windows 11. Os clientes do Windows 10 devem obtê-lo no revendedor da Microsoft e instalá-lo. Assim que for instalado, você deve usar um de cada um desses métodos para executar o Terminal do Windows:
- Pressione a tecla Home do Windows + R para abrir a janela Executar, digite wt e clique em OK .
- Em Home windows Search, procure por terminal e escolha Home windows Terminal nos resultados da pesquisa. Para executar o aplicativo com permissões de administrador, clique com o botão direito do mouse em Terminal do Windows nos resultados da pesquisa e selecione Executar como administrador .
Por padrão, o Terminal do Windows Home é aberto no PowerShell. Mas você pode mudar isso, como irei cobrir mais tarde na história.
Verificando e atualizando o Terminal e o PowerShell do Windows Home
Aparentemente suficiente, um único comando do PowerShell apresentará a você os modelos de instalação do PowerShell e do Terminal do Windows em seu PC. Esse comando é:
winget listing powershell
Ele produz uma saída como aquela comprovada na Determinação 1. No PowerShell, o comando
$PSVersionTable.PSVersion
adicionalmente funciona. (Para obter os melhores resultados, execute o Terminal do Windows Home ou o PowerShell como administrador para executá-lo.)
Essas simplesmente são as variações mais recentes, porque executei o comando em um laptop desatualizado há três semanas. Você sempre pode descobrir qual modelo desses aplicativos está presente, verificando o hiperlink mais recente nas páginas Terminal do Windows Home e PowerShell GitHub. Caso você não esteja presente (ou um ou outro não esteja instalado), você pode acessar o link mais recente em ambas as páginas da web para baixar e configurar ou substituir o software correspondente.
O Terminal do Windows Home, assim que instalado, será substituído por meio do Microsoft Retailer. Você possivelmente pode substituir o PowerShell de algumas maneiras. Eu escolho o comando Powershell
winget improve Microsoft.PowerShell
Se isso não funcionar, faça isso alternativo em uma sessão administrativa do PowerShell como substituto:
iex "& { $(irm https://aka.ms/install-powershell.ps1) } -UseMSI"
Isso deve funcionar!
Selecionando um shell padrão no Terminal do Windows Home
As variações do Insider Preview do Windows 11 fornecem um hiperlink de configurações na barra de ferramentas Terminal do Windows Home. Variações de fabricação do Windows 10 e 11 apresentam entrada para Configurações por meio do caractere de cursor para baixo mostrado na Determinação 2 (olhe para o rápido direito da imagem + lá).
Por padrão, os usuários do Windows 10 e 11 têm acesso a vários shells. Estes abrangem:
- um modelo mais antigo do PowerShell do Windows Home (em azul, no alto; ele me diz que é o modelo 5.1.22000.832)
- o comando imediato (a.okay.a. cmd.exe)
- o Azure Cloud Shell (disponível apenas para aqueles com um locatário legítimo do Azure, mas em qualquer outro caso idêntico ao nativo PowerShell, além de voltado para propriedades e programas do Azure)
- a versão mais recente do PowerShell (atualmente é 7.2.6, conforme comprovado no contexto da Determinação 2)
Se o Windows Subsystem for Linux (WSL) for instalado, quaisquer shells relacionados a essa configuração também poderão aparecer.
Clique em Configurações para abrir um mundo de potencialidades. Sempre altero o perfil padrão da entrada mais alta (Ctrl+Shift+1) para a quarta entrada (Ctrl+Shift+4). Isso torna o atual modelo do PowerShell minha alternativa padrão. Eu gosto de recomendar que você faça o mesmo. Diferentes opções básicas de configurações aparecem no Determine 3 (clique na imagem para ampliá-la).
Acertando algumas bases de terminal do Windows Home necessárias
Embora existam inúmeras configurações e ajustes que podem ser encontrados dentro do Terminal do Windows Home (para não mencionar seus numerosos shells), certos fatores excessivos podem adicionar drasticamente a uma experiência personalizada do Terminal do Windows Home. Principalmente, para cada shell que o Windows Terminal conhece – eles incluem os objetos padrão mencionados na parte anterior (PowerShell, Command Immediate e assim por diante), além de cada shell inserido no WSL – define um padrão correspondente perfil. Mesmo que você não ajuste nenhum desses perfis, um conjunto de definições para esse perfil é criado roboticamente como parte da operação do Terminal do Windows Home.
Você pode, por exemplo, inserir todas essas configurações na forma de um arquivo JSON (uma notação de texto compacta que estende JavaScript e outros ambientes de tempo de execução) para cada shell. Assim, você pode ler o settings.json
arquivo do PowerShell no Terminal do Windows Home, mantendo a tecla Shift pressionada e clicando no item Configurações suspensas (conforme demonstrado na Etapa 4).
Nesta história, não investi muito no settings.json
arquivo. Observarei apenas que todas as modificações feitas no perfil relacionadas a essas configurações são registradas nesse arquivo. Assim, você também pode alterar tudo e qualquer coisa sobre a operação do Windows Terminal, trabalhando instantaneamente em seu settings.json
arquivo em um editor de conteúdo textual. Para aqueles que levam a sério o estudo extra, o Microsoft Study oferece uma seção tutorial conhecida como “ Personalizar configurações ” como parte de suas informações gerais do Terminal do Windows Home que abordam muitos dos detalhes sangrentos.
Outra coisa a notar sobre a Determinação 4: muitos componentes aparecem em cores. Por exemplo, conteúdo textual inexperiente denota nomes de executáveis e informações de pacote relacionadas. O conteúdo textual carmesim denota uma mensagem de erro. O conteúdo textual azul revela o título de obter informações e as barras azuis apresentam o progresso da obtenção porque ocorre. (Como as winget
instruções em questão foram concluídas, todas essas barras de progresso também.) Todo esse conteúdo textual e componentes visíveis reproduzem o esquema de cores em uso. Isso também está sujeito à manipulação do consumidor. Pode acontecer componente por componente, ou os usuários podem selecionar esquemas de cores completos que atribuem unidades de cores para os vários tipos de objetos de conteúdo textual que o Terminal do Windows inicial reconhece durante o funcionamento.
Por padrão, o Terminal do Windows Home executa um esquema de cores chamado “Campbell”. Muitos outros vêm predefinidos no Terminal do Windows Home (consulte Determinar 5 na parte subseqüente). No entanto, existem muitos recursos para temas de terminal do Windows Home on-line. Os temas incluem imagens ou cores de fundo, (conteúdo textual) esquemas de cores, e diferentes componentes que afetam a sensação e a aparência das janelas iniciais do Terminal, guias e painéis. Uma exploração gloriosa de preços de sites é conhecida como Temas de Terminal do Windows Home (enquanto escrevo isso, ele oferece exemplos visíveis para 283 temas nomeados preparados para download e uso). A Microsoft também oferece sua própria galeria de temas (com alguns exemplos úteis que apresentam conhecimento de configurações JSON relacionadas).
Para um fundo escuro
Uma das muitas configurações realmente atraentes (ou moderadamente, escolhas) que os clientes podem fazer para o Terminal do Windows Home é uma imagem de fundo. Por meio de ilustração, Determinar 5 revela uma das muitas imagens estelares do Microsoft Brightspot (usadas para girar a área de trabalho e bloquear imagens de exibição no próprio Windows) como pano de fundo para o Terminal do Windows. Observe que a imagem única é bastante vibrante, então reduzi sua opacidade para 37% para que não desbotasse o conteúdo textual do primeiro plano. O resultado é uma aparência atraente com conteúdo textual completamente legível. E, mais uma vez, exploro o winget
comando para apontar o esquema de cores desse fundo.
Acesse esse conjunto de controles no Terminal do Windows inicial abrindo a janela Configurações e clicando em Padrões > Visualização . Em seguida, navegue (role para baixo) até a parte da imagem de fundo , conforme mostrado na Determinação 6.